O chuveiro dos choros imaginários

shower-1027904_1920

Então tá lá você com seu recém nascido, parida, marido voltou a trabalhar faz uma semana, sua mãe já voltou pra casa dela, e todas as visitas já visitaram. Todo mundo já viu seu bebê e lhe presenteou com um pacote de fraldas. A vida continua, a rotina retorna. Pra todo mundo. Menos pra você. Você não sabe mais o que é isso. Você, que sempre foi uma pessoa livre e desimpedida, que sempre honrou compromissos mas que nunca fez muita questão de seguir uma agenda estupidamente rígida, isso inclusive te incomodava um pouco nos seus tempos pré-mãe. Mas agora, ahhh que vontade de acordar e poder tomar café. Sentar pra comer ao meio-dia, ir dormir quando dá sono de noite. Essas coisas estão no passado agora… isso não te pertence mais… Que saudade da rotina, todo mundo voltando pra rotina e você aí, descabelada, sem comer, sem dormir, sem tomar banho!

Você que se julgava tão conhecedora dos paranauê, lendo Simone de Beauvoir, aprendendo alemão, falando coisas sobre o planalto central, também magia e meditação (como a Mônica do Eduardo, lembra?), pois é, você era tão legal! Tão razoável, tão culta! E quem diria que do negro do fundo do poço das primeiras semanas do bebê o que você mais ia querer na vida era tomar um banho? Quando foi a última vez mesmo? Vixe, nem me lembro… hoje ainda não tomei e ontem de noite sei que fui pro banheiro depois da shantala do bebê mas só fiz xixi porque depois lembrei que ainda não tinha comido direito, então fui jantar e acabei passando pela pilha de roupa pra estender e quando vi…

Não gente, não é possível, então tomei banho de manhã, sim, logo depois de acordar… eu lembro que fui ao banheiro e cheguei a tirar a camisola, ensopada de leite, mas logo depois o bebê acordou, acho que não arrotou direito porque assim que eu o peguei no colo ele golfou tudo o que tinha mamado. Lá fui eu colocar uma blusa limpa e dar peito de novo. E colocar pra arrotar direito dessa vez…

Sim, sua memória está indo pro brejo junto com sua capacidade de organização e de terminar as tarefas. E junto com seu cheirinho de Chanel N°5.

200

Gente, será que só vou conseguir tomar banho quando tiver alguém aqui pra ficar com o bebê? Será possível que não consigo tomar uma chuveirada rápida agora enquanto ele está dormindo? Não é possível! Não acredito! Eu já estou fedendo a leite azedo, já troquei 3 vezes de sutiã de ontem pra hoje, e quando o leite não vaza ou jorra pra todo lado, o bebê dá aquela golfadinha básica na blusa limpa (limpa? Kkkk) That’s it! Chega! Vou tomar um banho!

200 (3)

E então você marcha pro banheiro, livre e desimpedida, como nos tempos pré-mãe, determinada da sua decisão, certa de que esta é uma tarefa simples o suficiente e que as condições estão extremamente favoráveis (o bebê acabou de dormir, já arrotou, e essa hora normalmente ele dorme bem então dá tempo de sobra pra você entrar numa chuveirada rápida). pra tirar o grosso. pra se sentir um pouquinho gente de novo. Nada vai lhe impedir de tomar um banho dessa vez.

No caminho você se depara com outra pilha de roupas pra estender e com a louça do café da manhã, além de umas meias do marido ali no canto e, Jesus Cristo, pra que tanto brinquedo espalhado pela casa, peraí deixa só eu guardar isso aqui e isso ali…

Opa, pára tudo! Você se surpreende fugindo de seu objetivo, larga os brinquedos no chão (ok, dentro da cesta, vai) e continua marchando decidida para o banheiro. Foco na meta!

Já semi-nua você se enrola na toalha e vai dar uma espiada no berço pra checar que está tudo bem com o bebê. Sim, ele está dormindo são e salvo, nenhum cobertorzinho por perto, janelas fechadas, ahhh agora é a hora!

baby-1266116_1920

Você volta pro banheiro (claro com a porta aberta, porque vai que ele chora, né?), liga o chuveiro e sente aquela água gostosa e quentinha correndo pelo seu corpitcho fedido! Nossa que delícia, quanto tempo!

01153552599849

Você pára e aguça a audição pra verificar se realmente está tudo bem com o bebê. Força os ouvidos mas não escuta nada. Aproveita e olha pra porta e se sente meio engraçada tomando banho de porta aberta. E se alguém chegar? Nunca fiz isso, sempre tomo banho de porta fechada, trancada falar nisso… (nem te conto quantos #2 você ainda vai fazer com marido e menino no banheiro com você… isso fica pra outro post) mas então você resolve esquecer a porta do banheiro, o bebê que obviamente está dormindo tranqüilo, e tudo o mais que te distraia desse momento precioso que é molhar a cabeça! Você merece, você estava sem banho faz dias (sinceramente parou de tentar lembrar quando foi que tomou a última vez…), sem lavar o cabelo então… acho que já faz uma semana (você, que lavava dia sim, dia não…). Pega o shampoo com a mesma determinação que entrou no banheiro e começa a esfregar a cabeça, aí começa a pensar que se o bebê acordar agora, até você se enxaguar vai demorar… nossa, ainda vou ter que vestir a roupa! E estou toda molhada e fria, o bebê vai chorar mais ainda no meu colo… é, é melhor ir um pouco mais rápido.

Capturar

De repente não mais que de repente você ouve um choro. O sonho acabou, o condicionador fica pra próxima, o bebê acordou e deve ser um arroto, ai minha nossa senhora, tira esse shampoo rápido, vai, vai…

Em um pulo você desliga o chuveiro, se enrola na toalha e sai correndo (porém com cuidado pra não escorregar, afinal agora que você é mãe você não pode morrer…) pro quarto do bebê e se depara com: seu filho dormindo.

adorable-21998_1920

Uai, como assim? Será que eu demorei pra tirar o shampoo e ele chorou tanto que dormiu de novo? Mas fui tão rápida! Não, ele deve ter só dado um chorinho no sonho e nem acordou de verdade. Cuidado pra não pingar água gelada do cabelo nele se não vai acordar! Ahh como ele é lindo! Será que tá dormindo bem?

Não, pára, foca, volta pro banho! Agora é a hora, termina logo de lavar o cabelo, corre!

Em outro salto você liga o chuveiro e coloca shampoo de novo porque você nem teve tempo de esfregar direito da primeira vez, todos os seus movimentos são extremamente rápidos e tensos. É um banho estressante antes que o bebê acorde mas você está feliz por estar conseguindo tomar banho sozinha! Esse negócio de ser mãe é moleza, claro que dou conta!

200 (6)

Basta saber cronometrar os hor…. no meio do pensamento outro choro. Você agora fica mais esperta e desliga o chuveiro, abre a porta do Box e coloca a orelha pra fora. NADA… Será que é o vizinho? Peraí tem espuma na orelha, você liga o chuveiro de novo, enxágua a cabeça rapidamente e ouve choro de novo! Agora sem espuma na orelha você abre a porta e prende a respiração, diminui o ritmo dos batimentos cardíacos e fica pê até com os pingos de água que caem do seu cotovelo! Shhhh quero ouvir se ele acordou!!!!

Nada.

Não é possível, tô ficando louca.

Você se enrola na toalha de novo e vai espiar o bebê mais lindo do mundo dormindo profundamente.baby-784607_1920

Sim, é fato, ele está acordando e dormindo de novo ou então eu estou imaginando coisas. Ou então é a vizinha, será que tem outro bebê nesse prédio? E enquanto você tenta lembrar quem são seus vizinhos de cima, de baixo, do lado, e se a janela do suposto quarto de bebê deles seria perto de qual janela sua e lembra também de colocar couve na lista de supermercado e de tirar a canjica da geladeira pra esquentar você se dirige de volta ao banheiro pra terminar o condicionador e pra se ensaboar (vixe, nem me ensaboei ainda…)

Agora vai! Rapidamente você se lambuza de condicionador, se ensaboa como se nem estivesse a 3 dias sem tomar banho, e no meio do choro que você jura que está ouvindo mas que já não tem certeza se é do seu bebê ou da vizinha, você molha a cabeça. Xingando o condicionador que demora demais pra sair. Desliga o chuveiro de novo, orelha pra fora… Nada. Liga o chuveiro, enxágua cabeça, buáaaaaaaaaaaaaaaa! Peraí filho, já to terminando, mamãe tá indo! Agora você tem certeza de que é ele! Deixa um restinho de condicionador na cabeça, faz de conta que é creme de pentear vai, se enxuga bem pra já acalmar o bebê no colo antes de colocar a roupa, sai correndo (com cuidado pra não escorregar…) pro quarto e….

baby-1266117_1920.jpg

Chega a conclusão de que realmente você deve estar ficando louca! Ainda bem que conseguiu tomar banho, se é que se pode chamar isso de banho… veste a roupa se sentindo uma nova mulher, banhada, cheirosa, coloca a meta de estender a roupa antes do bebê acordar! Opa, lembrei que não comi nada ainda desde às 5h30 quando ele acordou pra mamar e eu tomei café… você se levanta da cama, cabelos penteados, rumo à cozinha, livre e desimpedida, foco na meta quando de repente, não mais que de repente… buáaaaaaaa

Bem alto. Som nítido. Agora ele acordou. De verdade.

Ah, deixa que eu almoço mais tarde… pega um cream cracker e vai dar bom dia pro amontoado de bochechas mais lindo da face da terra!

Ser mãe é padecer no paraíso!

newborn-659685_1920

  • Esse tipo de conteudo que procurava, obrigado por compartilhar!

    • Que bom que você gostou Renato!

    • It’s posts like this that make surfing so much plesuare