Grandes Personalidades

Sempre achei super meigas aquelas fotos de criança fantasiada! Menino vestido de super herói ou menina de princesa, ou até mesmo pimpolhos arrumados pra festa junina! Criança com roupinha diferente é sempre fofa!

d01e3b64ec74078ea8d7edf5fdfdda4d

Estamos acostumados a ver as escolas sempre inventarem algum apetrecho no dia do índio, na Páscoa ou no Halloween, e algumas mães e avós também deixam a imaginação das crianças correr solta com várias fantasias de personagens de contos de fadas ou de desenho animado!

Porém, inspirada por alguns pais mais nerds do que eu por aí, que andaram vestindo seus filhos de personalidades famosas, pensei em usar esse recurso lúdico tão maravilhoso que é a fantasia e ensinar algo mais profundo que “você tem que comer feijão pra ficar forte como o super homem!” Tem também algumas campanhas lindíssimas que fantasiam crianças como personagens inspiradores para inspirá-las a alcançá-los! Tem uma aqui de negros e outra aqui de mulheres! lindas!

 

f83c57b5ea08598375c9c22ee3d0451b

Pensei em ensinar pras crianças quem são os MEUS heróis! Afinal, houve um dia em que a mulher maravilha ou a Cinderella era tudo o que eu queria ser na vida! Mas o tempo passa, a menina cresce, e outras personalidades como Frida, Indira Gandhi e Margaret Thatcher começam a fazer parte do seu mundo, e a inspirar aquela menina não tão pequena.

A força dessas mulheres é contagiante, inspiradora! A coragem de Malala realmente é um traço a ser almejado! Quem me dera ser assim! E se eu fosse pequena com certeza diria: “quando eu crescer quero ser como você!”

É como as boas histórias de antigamente não é? Histórias de coragem como a de Davi e Golias! Histórias de aventura como o Sítio do Pica Pau Amarelo!

Muito dessa beleza e dessas qualidades da infância é adquirido e aprimorado por meio das histórias que, quando crianças, ouvimos de nossos familiares (…) Sem o passaporte mágico dessas narrativas, é difícil conceber viagens, aventuras, conquistas, temores, medos e receios imaginários fundamentais ao nosso desenvolvimento intelectual e emocional. As histórias nos permitem conhecer e criar mundos fantásticos, repletos dos seres mais extraordinários e das sensações mais diversas… sem elas, a infância, a adolescência, a juventude e a maturidade estariam condenadas a ocupar um palco sombrio, triste, desprovido de atores verdadeiramente apaixonados.

Gabriel Chalita, Pedagogia do Amor

Histórias inspiradoras! Histórias que foram escritas para inspirar as pessoas!

Como Gandhi, Martin Luther King, ou Madre Teresa de Calcutá. Pessoas cujas vidas parecem ter saído de contos de fadas, tanta resiliência, tanta coragem, tanto amor ao próximo, tanto sacrifício! É isso que move a humanidade pra frente, são os valores base da nossa cultura que nos tocam lá no fundo, que nos inspiram, e que quero que inspirem também nossos filhos!

2

Pensando nisso comecei a contar a história de alguns desses personagens para os meninos! Pesquisava na wikipedia os pormenores e contava a história de cada herói pra eles! Mostrando fotos no google e realçando as grandes virtudes que seus atos mostravam! Aproveitando dos dotes fotográficos da minha querida tia, pensei em fazermos algumas fotos, para revelar e emoldurar, pois seria uma grande lembrança pra eles, além de uma grande lição!

Frida - Giovanna - para post

Giovanna como Frida Kahlo, by Ana Valéria Cardoso

Tenho até hoje as fotos de quando eu era bebê e minha mãe colocou a roupa mais bonita, enfeite no cabelo e dentinhos à mostra pra ir no fujioka tirar uma foto pra emoldurar! Naquele tempo foto era coisa rara e a moldura daquele bebê fofinho com ovo na cabeça existe até hoje!

 

E hoje em dia, em tempos que tiramos 300 fotos por dia de absolutamente todo tipo de fofurice que nosso filho faz, é raro termos uma foto bonita, especial, que se destaque no HD externo!

 

 

Então começamos com Frida Kahlo, Monteiro Lobato e Malala Yousafzai. Percebi que pra Isabella tem que ser sempre alguém com turbante, tendo em vista a carequice da bebê! kkk e como AMO cozinhar, a próxima sessão será de ícones culinários! Julia Child, Jamie Oliver e Bela Gil (ó o turbante aí gente!)

É claro que no meio do caminho os meninos pedem pra tirar foto vestidos de branca de neve ou de pirata, e tudo bem, não tem problema! Não quero criar nerds bitolados, mas quero trazer um pouco de cultura e de história pro dia-a-dia deles! Pra quando eles forem adultos poderem ter o retrato na parede da casa da mãe, de Davi vestido de Gandhi!

Quer motivo mais fofo pra se morrer de vergonha?! kkk

IMG_1771

Isabella como Malala Yousafzai, by Ana Valéria Cardoso

E você, quais ícones históricos te inspiram? Conta pra mim aí nos comentários!

  • Muito bom ,top demais !

  • Top ,muito bom melhor artigo !

    • Obrigada André!

      • Well done to think of somhteing like that