A maternidade e o autoconhecimento

Se você é mãe, sabe que no parto, assim como na vida de mãe, muita coisa surge do fundo do baú: medo de não dar conta, de não ser capaz, medo da dor, medo da morte, medo de você não ser uma boa mãe, desentendimentos que você tem com sua própria mãe, expectativas que você tem do seu companheiro, expectativas que você tem de si mesma, e as coisas que você mesma “se decepcionou”, e mais…

Quais as suas dores escondidas?

A maternidade não é fácil. é linda. e é punk. Ela traz a tona vários sentimentos que você não sabia que tinha dentro de você. Um amor inacreditável por outro ser, uma coragem para enfrentar tudo e todos e fazer o que for preciso para que seu bebê seja feliz, um medo absurdo de que algo aconteça com ele ou com você, e a nossa grande companheira: a culpa, quando sentimos que estamos falhando em algum quesito…

Descobrir esses sentimentos dentro de si ao mesmo tempo em que se adequa à nova rotina, ao mesmo tempo em que fica sem comer e sem dormir direito, ao mesmo tempo em que mil coisas na vida de mãe acontecem… pode ser um coquetel perigoso!

Eu sempre digo que a grande chave para os problemas da maternidade é a informação! Se você tem conhecimento do assunto pode enfrentá-lo com mais tranquilidade, com mais presteza! E normalmente pesquisamos sobre marcas de fralda, carrinhos de bebê, slings ou diferentes escolas e pedagogias. E você? Quando foi a última vez que você pesquisou VOCÊ mesma? Quando foi a última vez que você estudou você mesma? Que prestou atenção em si mesma? Que ouviu as suas necessidades e não as do seu filho? Se você não se conhece, será que você está bem equipada para lidar consigo mesma?

É aí que entra o eneagrama. Inaugurei recentemente no facebook um Grupo de Estudo sobre Eneagrama e Maternidade pois o autoconhecimento através do eneagrama me ensinou sobre meus limites e minhas potencialidades, me ensinou sobre minhas grandes riquezas, me libertou da culpa, do medo, me mostrou o caminho para a minha verdadeira essência, e me tornou uma mãe muito melhor do que eu jamais imaginei ser! Quero agora partilhar esse conhecimento com vocês. E quero continuar aprendendo! 

Aprender é descobrir aquilo que você já sabe.
Fazer é demonstrar que você sabe.
Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você.
Somos todos aprendizes, fazedores, professores.

Richard Bach

 

Está preparada para ser mais você? Para encontrar a sua Essência? Para retirar máscaras? Para enfrentar seus medos? Para aprender a lidar com críticas e palpites? Para viver a maternidade sem culpa? Para ser a melhor mãe do mundo pro seu filho?

Então participe do nosso grupo de estudos e aprofunde-se no autoconhecimento!

Mas primeiro, você sabe o que é o Eneagrama?

O ENEAGRAMA é um MAPA para você mesma!

 

“Eneagrama é um instrumento que propõe 9 Tipos ou estruturas de personalidade. Acumula uma tradição oral de cerca de 4.500 anos, que nas últimas décadas vem sendo resgatada, com sinais de grande potencial de ajuda. Situa-se como proposta de ponte entre a Psicologia e a Espiritualidade. É um instrumento de auto-conhecimento e sobretudo um caminho de crescimento!

É um sistema dinâmico, pois não considera a pessoa humana presa a determinismo ou a esquemas fixos. Respeita a singularidade, a originalidade e as peculiaridades do indivíduo, numa perspectiva de mudança e libertação do determinismo. É um dos poucos sistemas que se preocupam com o comportamento normal e elevado, mais do que com o comportamento doentio.”

fonte: http://www.eneagramashalom.com.br/eneagrama

O eneagrama é uma ferramenta para retirar as máscaras, para não ficar dando desculpas pra vc mesma. Afinal de contas, dar desculpas não é nada produtivo… colocar a culpa nos outros, no companheiro, na sua mãe, na sociedade, ou em seja lá quem for, também não adianta… e vestir a carapuça de pior mãe da face da Terra quando vc vê as fotos de mães perfeitas no insta, também não ajuda ninguém!

 

Mudança verdadeira vem quando vc enfrenta os medos verdadeiros!

 

O primeiro passo na nossa jornada é AMAR, você precisa se amar, se aceitar, não julgar, para viver sem culpa! E a gente só ama aquilo que conhece, não é mesmo? Então nas próximas semanas eu vou lançar conteúdos sobre os 9 tipos de personalidade e os 9 tipos de mãe que podemos ser, quando estamos vivendo no “tipinho”! Vamos ver com qual você mais se identifica! Vamos entender como você é e vamos aprender diversos caminhos de crescimento para quem você quer ser. (Não falei q o eneagrama era um mapa?) Compartilhe suas descobertas aqui embaixo nos comentários e participe do grupo de estudo no facebook! Vamos juntas aprender mais sobre o eneagrama e sobre nós mesmas! Não perca essa oportunidade de se conhecer e de crescer!

 

Tenha a coragem de ser você mesma! E seja a melhor mãe do mundo!

 

Para participar do grupo de estudo sobre Eneagrama e Maternidade clique aqui:

Te vejo por lá!

#tamojunto #maternidadeReal #maternidadeSemCulpa #personalidade #essência #eneagrama

  • oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉