Histórias de Empreendedorismo Materno: Vanessa Camargo Ribeiro

Hoje é dia de conhecer a história da Vanessa Camargo Ribeiro, 37 anos, mãe da Gabi de 10 anos, do Daniel e do Renato, ambos de 3 anos. Vanessa é administradora por formação, com MBA em Gestão de Empresas e Gestão de Projetos, Empreendedora Digital, Coach de Mães Empreendedoras e Palestrante.

Ela realiza atendimentos de Coaching individual e em grupo para Mães e Mulheres, Consultoria e Mentoria para empreendedores que desejam alavancar os negócios, e idealizou o Treinamento Programa Mamãe de Sucesso – para mães que desejam empreender em homeoffice. UAU! Ela é a produtividade em pessoa!

Com a palavra, Vanessa:

Eu sempre quis empreender. Ao ser questionada sobre qual faculdade cursar eu dizia: Quero ter uma escolinha infantil, Quero ter uma academia, Quero ter uma cafeteria. Ter um negócio sempre foi o meu objetivo. Já pensei até em carrinho de churros!

Foi por isso que cursei administração, mas por não ter patrocínio e principalmente para adquirir experiência, acabei ingressando no mundo corporativo.
Quando comecei a pensar no primeiro filho eu fiz vários cursos do Sebrae, me aprofundei em fazer planos de negócios, aqueles antigos e super detalhados que pareciam um livro. Eu fiz um plano de negócio para uma escolinha e para uma cafeteria, mas depois de casados precisamos tomar decisões em conjunto e meu marido nunca me apoiou. Tudo isso aconteceu entre 2005 e 2006.
A Gabi nasceu em 2007 e eu retornei para o mercado de trabalho, desanimada em empreender pela falta de apoio do meu marido.

Em 2014 nasceram os gêmeos. Oito meses depois da minha volta ao mercado de trabalho a minha vida estava insuportável. Eu estava infeliz no trabalho, no casamento e como mãe. Mas empurrei com a barriga até que um dia a professora da minha filha me chamou na escola dizendo que ela andava muito triste e estressada. Eu sabia que isso era um reflexo da minha infelicidade. Nesse momento que eu não tive dúvidas que eu precisava mudar de vida e buscar aquilo que eu sempre sonhei, pois além de realizar um sonho eu estaria mais perto dos meus filhos. Foi então que resolvi abandonar a segurança do mercado corporativo pelo desafio de empreender em homeoffice e sem o apoio do meu marido.

O meu grande aprendizado desde que me tornei mãe empreendedora, foi que ter clareza de quem somos faz toda a diferença. Só conseguimos mudar nossos comportamentos e buscar os nossos objetivos quando conhecemos as nossas forças e fraquezas, quando sabemos quem verdadeiramente somos.

O Treinamento Programa Mamãe de Sucesso é um método que eu desenvolvi para mamães que desejam criar um negócio lucrativo alinhado às suas paixões e habilidades e principalmente ao estilo de vida que você deseja viver. Você vai descobrir a sua essência, identificar um negócio que seja a sua cara e desenhar a estratégia e o plano de ação para criar um negócio lucrativo e estruturado. Você também vai aprender a reprogramar a sua mente para alcançar os seus objetivos e organizar a sua rotina de mãe empreendedora.

No Treinamento Produtividade Para Elas eu falo sobre como a maneira como as mulheres lidam com o tempo é muito diferente que os homens, por este motivo este workshop foi desenhado especialmente para mulheres que precisam ter mais resultado em menos tempo e, principalmente, precisam de tempo para as suas próprias necessidades.

 

A maior dificuldade que enfrento na maternidade é a divergência de Valores e Métodos Educacionais com meu marido. Ele é consumista e gosta de marcar sua presença através de presente. Eu valorizo demais o tempo de qualidade com meus filhos e procuro mostrar que a felicidade está em nos conhecermos e sermos autênticos e não naquilo que temos.
Com relação a educação, por ser coach eu estou continuamente estudando e praticando a comunicação não violenta, disciplina positiva, enquanto que meu marido tem uma visão de que a criança tem que ter medo para respeitar o adulto e também abusa do uso de presentes e castigos para educar. Além disso, o ciúme. A concorrência aqui em casa é acirrada! Me dedico ao máximo e tenho tempo individual com com cada um deles e também nosso tempinho coletivo, mas vira e mexe há um desacordo por causa de ciúme.

A maior dificuldade que enfrento no empreendedorismo é a comunicação – Como eu atuo em diversas frentes, no coaching e na mentoria, muitas vezes percebo que não consigo comunicar exatamente como posso ajudar as pessoas. Através do coaching trabalhamos o autoconhecimento, reprogramação de crenças e mudanças comportamentais para que a pessoa consiga alcançar seus objetivos específicos. Embora o meu foco seja transição de carreira para mães, como coach podemos trabalhar qualquer meta específica. Através da mentoria apoio empreendedoras no planejamento estratégico para alavancar seus resultados. Visto que possuo mais de 15 anos de experiência nesta área.

 

 

Qual dica você daria para mães que estão começando agora a empreender?

Páre de seguir a manada! Tampe os ouvidos, feche os olhos e descubra quem você verdadeiramente é!
Tenha clareza de qual é a sua situação atual, do que você realmente deseja para a sua vida e trace um plano para alcançar os seus objetivos.
Pois tudo aquilo que pode ser imaginado pode ser alcançado.
Faça coaching!

 

Obrigada pela partilha, Vanessa!

Para entrar em cotnato direto com a Vanessa:

vanessa@mamaedesucesso.com 

www.mamaedesucesso.com
E-book Gratuito: http://www.programamamaedesucesso.com.br/ebook-dicas-de-negocios
Vídeos Gratuitos: http://bit.ly/youtube-mamaedesucesso
www.facebook.com/mamaedesucesso.com
ig: @vanessa_mamaedesucesso

11 – 99143-8488
www.programamamaedesucesso.com.br/acesso