Detox de tecnologia

Não é fácil se desintoxicar. Embora na maioria das vezes a gente não perceba, a tecnologia é um vício. vício mesmo, daqueles que te força a fazer loucuras, a cometer impropérios e a deixar a razão de lado sem você nem mesmo perceber.

Você acha que está tudo bem, que pode largar quando quiser, mas o vício é mais forte que você e te arrasta de volta pra uma ou outra tela sem você perceber. você até gosta. você precisa dessa telinha. é só mais um episódio. vou só dar uma olhadinha no meu zap. já que tô aqui sem fazer nada mesmo xeu ver meu instagram. e por aí vai. facebook tá no topo da lista. e sem perceber a gente passa horas conectado, plugado, viciado, anestesiado de uma forma ou outra.

Ok, vc já não assiste mais novela. ok, tv aberta é para os fracos, você sobrevive perfeitamente bem sem tv a cabo, é pra isso que inventaram streaming! Viva Netflix! mas peraí, quando foi a última vez que você fez uma maratona da sua série favorita? e quantas horas vc ficou plugado mesmo hein?

ah tá.

então como eu estava dizendo vício é vício. ele te pega de surpresa. vc nem percebe que está viciado.

e não é o netflix que vicia. não sozinho.

tenta contabilizar todos os minutos (ou horas) que vc gasta por dia olhando pra uma tela ou ouvindo alguma coisa num ou noutro dispositivo.

a gente usa o tempo no trânsito pra ouvir e gravar áudios de whatsapp ou para ouvir vídeo aulas. o tempo no elevador é dedicado às redes sociais enquanto que nosso lazer diário no fim do dia é consagrado ao netflix, claro!

cara, é muito tempo que a gente passa conectado!

sim, estamos numa nova era, sim praticamente temos chips embutidos hoje em dia! sim, é importante ficar por dentro do que acontece no mundo (principalmente no mundo das séries) mas o fato é que sem perceber nós estamos viciados em tudo isso e perdemos controle de nossas vidas, de nosso tempo, de nossos pensamentos!

Uma grande amiga minha um dia disse que ela não tem tv em casa porque você sempre acha algo legal pra ver na tv e aí acaba sentado o dia inteiro na tv ao invés de ir fazer as coisas da casa, que são de fato mais importantes e urgentes. vai lavar uma louça! kkk

Sim, eu achei que ela era louca. não, eu não via minha vida sem tv naquela época. no máximo trocava a tv pelo computador. mas daí é apenas outro vício concorda? o trem é sorrateiro, se vc não tiver cuidado ele te passa a perna!

eis que hoje eu finalmente entendo o que ela quis dizer. estou fazendo um esforço consciente para reduzir meu tempo conectada. estou num detox de tecnologia! e é incrível como eu ando pensando mais. kkkk

juro!

é difícil controlar os pensamentos, e a ansiedade logo sobe mas é interessante observar como algumas coisas já começam a ficar mais claras na minha cabeça. e eu me sinto muito mais produtiva, mesmo trabalhando a maior parte do tempo no computador.

veja bem, do trabalho normalmente a gente não tem como escapar. não dá pra falar pro seu chefe (mesmo que seu chefe seja você mesmo): “olha, eu tô tentando me desvencilhar dessas coisas materiais, e estou reduzindo meu tempo de computador, celular e outras tecnologias, então se você tiver uns papéis pra eu carimbar aí seria ótimo, mas sentar no computador eu não vou não!”

num rola né gente!

mas você pode ser mais produtivo no computador, usando seu tempo em frente a tela com sabedoria e maestria! sendo verdadeiramente dono do seu tempo, organizando as ações a serem feitas e colocando-as em prática, em ordem, sem cair na distração de checar seu email a cada 5 minutos! e quando tiver a oportunidade de se desconectar: Desconecte-se! Curta a vida que a vida é curta! Beije seus filhos, sente no chão pra brincar com eles, vá pra uma cachoeira, aprenda a fazer risoto, lave a louça! Faça! nada de tutorial do youtube pra aprender a fazer! a gente aprende melhor FAZENDO!

Quem topa o desafio?

  • Greetings! I’ve been following your website for a long time now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Dallas Texas! Just wanted to say keep up the excellent job!