Que tipo de mãe você é? – Nove caminhos para aprender com o eneagrama

Se cada ser humano é único… pode parecer odioso querer encaixá-lo em categorias. O Eneagrama respeita esta individualidade sagrada de cada pessoa, pois considera um vasto campo de diversos níveis de crescimento, apresentando-se como um meio confiável para traçar um mapa de quem somos e para onde vamos, de maneira a não nos perdermos no caminho.

Que tipo de mãe você é? – Nove caminhos para aprender com o eneagrama

Lembra daquele mini-teste que eu postei aqui a uns dias atrás? Se você ainda não fez, corre lá que ainda dá tempo!

Agora veja com qual tipo de personalidade você mais se identificou:

A PRAZER – tipo 7

B PERFECCIONISTA – Tipo 1

C ROMÂNTICO – tipo 4

D MEDIADOR – Tipo 9

E REALIZADOR – tipo 3

F PRECAUÇÃO – Tipo 6

G PODER – tipo 8

H OBSERVADOR – tipo 5

I DOADOR – tipo 2

Isso quer dizer o que então?

Vamos agora aprofundar um pouco mais nas características de cada tipo, para que a identificação possa ficar um pouco mais clara. Lembre-se de manter a mente aberta aos 9 tipos, antes de sair por aí dizendo que é tipo tal ou tipo tal…

 

PERFECCIONISTA – eneatipo 1

Reformadora, perfeccionista, racional, idealista, com princípios, com propósito, com auto-controle. Mary Poppins: Praticamente perfeita em todos os sentidos.

DOADORA – eneatipo 2

Se importa com os outros, cuidadora, cooperativa, sensível, compreensiva, generosa, gosta de agradar e até bajular as pessoas, possessiva. Branca de neve: Faz faxina na casa alheia.

REALIZADORA – eneatipo 3

Orientada para o sucesso, pragmática, adaptável, conquistadora, se supera em tudo, empolgada, com consciência da sua imagem perante os outros. Helena Pêra “Sra Incrível”: A Super mãe, em todos os sentidos.

ROMÂNTICA – eneatipo 4

Sensível, interiorizada, expressiva, dramática, egocêntrica, temperamental, individualista. Bela: vive no mundo da lua, ama livros.

OBSERVADORA – eneatipo 5

Intensa, nerd, perceptiva, inovadora, secreta, isolada, observadora. Alice: Extremamente inteligente, muitas vezes se perde em seus pensamentos.

PRECAVIDA – eneatipo 6

Comprometida, preocupada, precavida, responsável, ansiosa, leal, auto-imagem: “eu faço a minha parte”. Mulan: tem tanto medo de perder o pai na guerra que vai pra guerra ela mesma.

HEDONISTA – eneatipo 7

Exploradora, aventureira, ocupada, adora se divertir, espontânea, versátil, otimista, distraída, cheia de vida, cheia de alegria. Ariel: “Eu ainda acho melhor dizer que se arrependeu do que dizer que não teve coragem de tentar.”

PODEROSA – eneatipo 8

Poderosa, dominadora, auto-confiante, decidida, cheia de vontade e sem medo de confrontar, ambiciosa, gosta de estar no poder. Rainha de Copas: “Cortem-lhe a cabeça!!!”

MEDIADORA – eneatipo 9

Pacificadora, fácil de lidar, modesta, receptiva, agradável, tranquilizadora, mediadora, complacente. Aurora, bela adormecida: Sonha com um príncipe encantado… sonha tanto que vive dormindo.

e aí, com qual tipo você mais se identificou? no nosso grupo de estudo no facebook tem a descrição de cada princesa e seu eneatipo.. dá uma olhada lá pra descobrir que princesa você é!

Para participar do grupo de estudo sobre Eneagrama e Maternidade clique aqui: